Turmas

Como a Escola Tarsila do Amaral acredita na organização:

Desde muito cedo, os bebês e crianças da Escola Tarsila do Amaral sabem que são ouvidas, que suas percepções e escolhas são importantes e que são protagonistas de suas aprendizagens e descobertas.

Dos 4 meses aos 9 anos serão vivenciadas experiências que comporão as memórias da infância e farão a diferença para toda a vida!

Não existe um olhar rígido ou expectativas padronizadas para cada faixa etária, mas sim agrupamentos que se integram e articulam, onde cada bebê ou criança é valorizada e respeitada em seu ritmo e conquistas.

Berçário

Entre 4 meses e 1 ano e 3 meses

Nosso Berçário possui toda infraestrutura necessária, considerado modelo, conta com profissionais capacitados e com suporte de uma Equipe Multidisciplinar composta por Nutricionista, Psicóloga, Enfermeira, Lactarista, Fonoaudióloga, Educador Físico, Musicista e um trabalho pedagógico inovador.

Infantil I

Entre 1 e 2 anos

O início no Infantil 1 significa a descoberta de um novo mundo, rico em possibilidades e brincadeiras. Relacionam-se com o mundo por meio de sensações e expressam uma necessidade de movimento e investigação.

Infantil 2

Entre 2 e 3 anos

A conquista da linguagem oral e a ampliação do vocabulário abrem a possibilidade de uma interação ainda maior entre as crianças no infantil 2. Por meio de brincadeiras, conversas, gestos, danças, cantorias, choros, bagunça e, também, de tranquilidade, nossos pequenos têm a oportunidade de descobrir formas de interagir, sempre com a mediação dos educadores nas situações de impasse, favorecendo assim, o diálogo.

Infantil 3

Entre 3 e 4 anos

Nesta fase as crianças fortalecem a própria identidade pela imposição de desejos, em geral, usando todos os recursos que conhecem – choro, linguagem corporal e fala, para interferir na ação do outro e conseguir o que querem, entretanto, por vezes ainda precisam da ajuda das educadoras para resolver as situações de conflito.

Infantil 4

Entre 4 e 5 anos

As crianças apresentam ampliação da autonomia, percepção da própria identidade e da capacidade de expressão verbal, corporal, gráfica e surge a fase dos “por quês?”, em vários momentos, demonstrando a oportunidade das descobertas e investigações.

Infantil 5

Entre 5 e 6 anos

Os vínculos entre as crianças ampliam-se ainda mais e esta convivência social mais intensa gera situações de conflito e disputas por espaço e brincadeiras, momentos em que são incentivadas pelas educadoras a usarem a linguagem verbal.
O contato com a leitura e escrita em situações concretas de comunicação é intensificado a fim de que as crianças avancem no processo da alfabetização

Fundamental 1 e 2

Entre 6 e 9 anos

A partir de 2021, encaramos o desafio de construir uma nova proposta no ensino Fundamental, principalmente pelo desejo de oportunizar às nossas crianças a possibilidade de avançar no processo de construção de conhecimentos  sem, com isso, abrir mão de princípios muito caros para nós, as interações e as brincadeiras, as experiências com a arte, com a cultura popular e com a natureza.