Turmas
Como a Escola Tarsila do Amaral acredita na organização:
Dos 4 meses aos 5 anos serão vivenciadas experiências que comporão as memórias da infância e farão a diferença para toda a vida!
Desde muito cedo, os bebês e crianças da Escola Tarsila do Amaral sabem que são ouvidas, que suas percepções e escolhas são importantes e que são protagonistas de suas aprendizagens e descobertas.
Não existe um olhar rígido ou expectativas padronizadas para cada faixa etária, mas sim agrupamentos que se integram e articulam, onde cada bebê ou criança é valorizada e respeitada em seu ritmo e conquistas.
Berçário
Nosso Berçário possui toda infraestrutura necessária, considerado modelo, conta com profissionais capacitados e com suporte de uma Equipe Multidisciplinar composta por Nutricionista, Psicóloga, Enfermeira, Lactarista, Fonoaudióloga, Educador Físico, Musicista e um trabalho pedagógico inovador.
Infantil I
O início no Infantil 1 significa a descoberta de um novo mundo, rico em possibilidades e brincadeiras. Relacionam-se com o mundo por meio de sensações e expressam uma necessidade de movimento e investigação.
Infantil 2
A conquista da linguagem oral e a ampliação do vocabulário abrem a possibilidade de uma interação ainda maior entre as crianças no infantil 2. Por meio de brincadeiras, conversas, gestos, danças, cantorias, choros, bagunça e, também, de tranquilidade, nossos pequenos têm a oportunidade de descobrir formas de interagir, sempre com a mediação dos educadores nas situações de impasse, favorecendo assim, o diálogo.
Infantil 3
Nesta fase as crianças fortalecem a própria identidade pela imposição de desejos, em geral, usando todos os recursos que conhecem – choro, linguagem corporal e fala, para interferir na ação do outro e conseguir o que querem, entretanto, por vezes ainda precisam da ajuda das educadoras para resolver as situações de conflito.
Infantil 4
As crianças apresentam ampliação da autonomia, percepção da própria identidade e da capacidade de expressão verbal, corporal, gráfica e surge a fase dos “por quês?”, em vários momentos, demonstrando a oportunidade das descobertas e investigações.
Infantil 5
Os vínculos entre as crianças ampliam-se ainda mais e esta convivência social mais intensa gera situações de conflito e disputas por espaço e brincadeiras, momentos em que são incentivadas pelas educadoras a usarem a linguagem verbal.
O contato com a leitura e escrita em situações concretas de comunicação é intensificado a fim de que as crianças avancem no processo da alfabetização