TECNOLOGIA NO FUNDAMENTAL DA TARSILA

BRINCADEIRA COM AS PALAVRAS, TECNOLOGIAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: NOTAS DE NOSSA EXPERIÊNCIA

Discutir o uso de tecnologia em sala de aula no Ensino Fundamental implica problematizar as diferentes formas de comunicação e a presença de novas tecnologias, tablet e dispositivos móveis na vida das novas gerações

Como estas tecnologias podem ser trabalhadas transversalmente no currículo escolar do Ensino Fundamental de forma crítica e de modo a contribuir com a construção do conhecimento e alfabetização?

A tecnologia se constitui como uma dessas formas, contudo é importante compreendermos que ela por si só não garante uma experiência contextualizada com o conhecimento. A etimologia da palavra “tecnologia” tem origem grega: Technología – sendo Techno “técnica, arte, ofício” e Logía “estudo”. Isto significa que quando mencionamos uma tecnologia estamos nos referindo a algo que teve uma técnica ou método — e que pode ser sempre qualificado, assim como a ciência.

O USO INDIVIDUAL E O USO COLETIVO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Apesar das tecnologias possuírem uma forte dimensão individual, colocamos em ação projetos e sentidos que são coletivos, ou seja, potencializam e mediam os conteúdos que o currículo exige.

Em nossa experiência, empregamos diferentes recursos tecnológicos como meios férteis não só para os alunos do Fundamental como para os professores, para que planejem suas estratégias pedagógicas, qualifiquem de modo significativo o conhecimento construído em sala de aula com os alunos do Fundamental, através de uma sequência didática, projeto ou atividade pontual, possibilidades que estruturam e organizam o trabalho pedagógico adotado em nossa escola.

O Uso da Tecnologia no Fundamental para brincar com as palavras e estudar poesia.

Neste trimestre estamos trabalhando com o Projeto de Poemas, em diálogo com a perspectiva interdisciplinar da escola. Nossas crianças estão ampliando o repertório de autores, autoras e seus poemas, bem como os eventos em que esse gênero costuma ser compartilhado, tais como saraus e encontros literários. Todos os dias as crianças ouvem poemas e esse é um momento muito importante em nossa rotina. Essa experiência de leitura que vem sendo mediada pela tecnologia e contribui para a compreensão e ampliação da linguagem poética e a experiência com a palavra poética falada e escrita.

Cecília Meirelles, Manuel Bandeira, José Paulo Paes são alguns dos poetas que têm orientado nosso projeto, afinal como assinala este último:

Poesia é brincar com palavras

como se brinca com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam.

como a água do rio que é água sempre nova.

como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

Este poema nos convida a brincar com as palavras, desse modo em consonância com a proposta pedagógica da nossa escola, que acredita na potência das crianças e na brincadeira como linguagem fundamental para o seu desenvolvimento.

As turmas dos primeiros e segundos anos têm vivenciado momentos impares de apreciação, leitura e escrita de poemas. Além disso, como produto final do nosso projeto, estamos preparando um encontro literário onde esse bonito trabalho será compartilhado.

Venha com a gente e nos acompanhe nas redes sociais!

A Escola do Tarsila do Amaral fica na Zona Norte de São Paulo. Somos uma escola associada à Unesco, com a proposta de ser uma escola global e acolhedora, nesses 14 anos, a Escola de Educação Infantil Tarsila do Amaral desenvolve um trabalho totalmente focado no protagonismo infantil, dando visibilidade aos potenciais de cada criança.

Do Berçário ao Fundamental 2

R. Antônio Lourenço, 153 –São Paulo – SP 02334-070

Ligue: 11 2281-9057 Whatsapp: 11 93329-4493 (clique para agendar sua visita)