Manual de Cuidados e Prevenção para retomada das aulas com segurança

Manual de Cuidados e Prevenção para retomada das aulas com segurança

0

 

ESCOLA TARSILA DO AMARAL

Reiniciar

Em março de 2020 fomos surpreendidos por um novo vírus que se espalhou rapidamente, nos distanciando de parentes, amigos, da escola e do trabalho. Fomos obrigados a ficar dentro de nossas casas em isolamento com muitas dúvidas e receios.

Não existe, até o momento em que esse manual foi escrito, cura ou vacina contra o vírus; no entanto, especialistas acreditam ser possível o retorno às aulas, se todos os índices epidemiológicos se mantiverem dentro do padrão estabelecido até 08/09/2020 associado aos protocolos de higiene e prevenção oficiais forem aprovados e seguidos rigorosamente.

Plano

Considerando o atual estado de atenção com a Pandemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2) e tendo como referência as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Escola Tarsila do Amaral define as linhas gerais do seu Plano de Ação visando minimizar os riscos de transmissão entre todos aqueles que têm relação com a comunidade escolar.

Para isso, foram criados Protocolos de Saúde no intuito de orientar a todos sobre cuidados específicos de higiene, precauções de contato com o vírus e monitoramento de eventuais casos suspeitos.

Realizamos mudanças estruturais, comportamentais e adquirimos novos materiais. Todos os colaboradores passarão por um treinamento minucioso sobre a forma correta de higiene das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), a ordem correta de colocação e retirada de máscaras, sobre os sinais e sintomas de COVID-19, além de como proceder em casos suspeitos e a periodicidade adequada de desinfecção de ambientes, mobiliários, brinquedos, materiais, utensílios de cozinha, entre outros.

As orientações de saúde serão transmitidas através da equipe de enfermeiras, baseadas em estudos e atualizações sobre os vírus. Diante disto, os protocolos serão revisados sempre que necessário.

A Escola Tarsila do Amaral elaborou um manual com base nos protocolos de retomada das aulas pelo mundo todo, nas diretrizes da Prefeitura e na minuta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, assim como nas Normas Técnicas da Anvisa e do Conselho Regional de Nutricionistas com o apoio técnico do Hospital São Camilo.

Utilizamos como premissas quatro grandes eixos: Emocional, Estrutural, Organizacional e Procedimental.

 
 
 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.