Infantil 3

Entre 3 e 4 anos

Infantil 3

Nesta fase as crianças fortalecem a própria identidade pela imposição de desejos, em geral, usando todos os recursos que conhecem – choro, linguagem corporal e fala, para interferir na ação do outro e conseguir o que querem, entretanto, por vezes ainda precisam da ajuda das educadoras para resolver as situações de conflito. A participação ativa da Psicóloga, orientando as educadoras e pais em como conduzirem essas situações, na sala de aula e em casa, é fundamental.

As crianças são convidadas a conversar sobre diferentes temas, relatar experiências vividas, descrever pessoas e objetos, criar diálogos para personagens e recontar partes de textos literários conhecidos. Observa-se que, ao longo do ano, ampliam consideravelmente o seu vocabulário e passam a expressar claramente seus desejos e afetos. A fonoaudióloga observa atentamente esse processo e traça estratégias em casos de necessidades.
No ambiente da escola, as crianças estão em constante contato com a leitura e escrita e demonstram curiosidades por essas práticas sociais.

Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras. O Professor Especialista em Educação Física elabora atividades, brincadeiras e desafios envolvendo os movimentos.
O contato com as artes permite que ampliem o seu repertório imaginário e desenvolvam a sensibilidade diante de produções, bem como expressem suas emoções por meio das artes plásticas. A Arte Educadora orienta as Professoras semanalmente, ampliando repertórios e possibilitando a construção significativa do aprendizado das crianças.
No que diz respeito à apreciação musical, as crianças ouvem músicas de diferentes gêneros, ritmos e estilos da produção nacional e internacional. Com a Professora especialista de musicalização, as crianças exploram diferentes instrumentos musicais, cantigas de roda, entre outras.

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