Infantil 1

A transição das crianças do Berçário para o Infantil 1 é realizada de forma gradativa e tranquila, e com passos, em geral, mais firmes, começam a explorar os diferentes ambientes: quadra, parque, espaço das jabuticabeiras, gramado, entre outros.

Ao iniciar no Infantil 1, comumente as crianças estão com muito entusiasmo e energia, se relacionam com o mundo por meio de sensações e expressam uma necessidade de movimento e investigação, momentos em que vivem e podem distinguir o "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem corporal, numa constante e intensa exploração do ambiente de forma geral, sendo também vivenciados novos padrões de postura e movimentos corporais.

As educadoras organizam os ambientes de diferentes modos oferecendo revistas e livros, objetos e brinquedos, principalmente os de encaixar - os prediletos; criam situações para a criança observar, brincar, correr, pular, saltar, empurrar ou puxar objetos, sozinha e também com outras crianças, atividades que ajudam no aprendizado e desenvolvimento.

A comunicação corporal e gestual é amplamente utilizada pelas crianças: abanam a cabeça para dizer não, dão adeus, batem palminhas, e a inserção num ambiente falante vai favorecendo a passagem da linguagem gestual para a linguagem verbal.

Neste sentido, adultos, e especialmente os profissionais da Escola, professores e auxiliares de sala, ajudam as crianças a atribuírem sentido à linguagem e entender sua funcionalidade, nomeando objetos, ações e espaços; e logo começam a surgir frases com dois elementos como: qué água; durmi não, entre outras, e mais palavras soltasvão sendo reunidas e ganham estruturas mais complexas formandopequenas frases.

Brincar é a atividade principal da criança e brincando descobre o mundo ao seu redor; quando brincaprecisa tocar emexer, movimentar, ouvir, dançar, cantar, pintar, entre outras ações que possibilitam o desenvolvimento da atenção, imitação, memória, linguagem, movimentação, equilíbrio e imaginação.