Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico da Escola Tarsila do Amaral é fundamentado nos mais importantes estudiosos da educação e nas experiências inovadoras do cenário educacional mundial. Nesta direção, a experiência educativa é construída e renovada constantemente, processo baseado principalmente no diálogo aberto e rotineiro entre a equipe da escola, pais, educadores de outras realidades e propostas, profissionais de outras áreas e muita investigação, pesquisa e reflexão sobre a prática desenvolvida.

Projetos são originados e organizados a partir da necessidade de saber da criança e de seu interesse, e os educadores observam e fazem a mediação explorando a criatividade, respeitando o que a criança sente e pensa, o que traz consigo, a sua história e seus desejos. As crianças são encorajadas a explorar e familiarizar-se com todas as linguagens: desenho, pintura, literatura, jogo, brinquedo, imagem, silêncio, dança, teatro, música, prosa, poesia, mímica, mídia e oralidade e escrita.

Os ambientes são cuidadosamente organizados, de modo a favorecer o acolhimento, o contato com a natureza, o desenvolvimento da imaginação, criatividade e o surgimento de idéias.

A Escola considera o brincar como atividade fundamental no desenvolvimento da criança, e que nas brincadeiras, desenvolve capacidades importantes, tais como a atenção, imitação, memória, imaginação, linguagem oral, entre outras.

Outra atividade valorizada são os jogos de diferentes tipos, essenciais na Educação Infantil, para a apresentação de normas do jogar e por possibilitarem o desenvolvimento da autonomia, a criação de estratégias, o exercício do viver em grupo e a cooperação.

A arte está sempre presente na rotina das crianças, e para tanto, a Escola conta com a assessoria de uma arte educadora, mantém um atelier de artes com materiais diversos e de qualidade, e valoriza as produções das crianças realizando exposições em nossa Galeria de Artes.

Outra característica importante é a relação e a parceria entre pais, educadores e crianças, bem como o trabalho de documentação disponibilizado aos Pais com fotos, filmagens, memórias, relatos das crianças, dos educadores, projetos, portfólios, fundamental para o estudo dos avanços, e reflexão da prática pelos educadores.